terça-feira, 17 de junho de 2008

Aldeias Serranas

Este fim-de-semana vamos até à Lousã visitar as aldeias serranas.


O percurso começa junto ao Castelo da Lousã, também conhecido como Castelo de Arouce, localizado a cerca de 2 Km da vila nas margens do rio Arouce.

Conta a lenda que

“na época da ocupação muçulmana da península Ibérica, o castelo foi erguido por Arunce, um emir ou chefe islâmico derrotado e expulso de Conímbriga, para a protecção da sua filha Peralta e dos seus tesouros, enquanto ele se deslocava ao Norte de África em busca de reforços contra as forças cristãs que, cada vez mais, apertavam o cerco às terras muçulmanas.”
(de “Wikipedia”)



Daqui partiremos em direcção à aldeia do Talasnal com passagem obrigatória pela loja da Sra. Mirita Santos onde poderemos provar os Talasnicos (doce regional de castanha, mel e amêndoa), passando pela mini hídrica e pela levada de água que a abastece.



A paragem seguinte é na aldeia de Chiqueiro, mas se houver coragem para isso, daremos um saltinho à aldeia de Vaqueirinho (é “um pouco” mais acima!).
Informo que possuo uma procuração devidamente autenticada pelo responsável para fazer os “upgrades” que achar conveniente!



O regresso faz-se pela aldeia do Casal Novo em direcção à piscina fluvial (se não chover, deve dar para tomar banho!) passando pela ermida da Senhora da Piedade.



“Upgrades” à parte, preparem-se para “um percurso de declives marcados” de acordo com a Quercus. Seja lá o que isso for…

Toca a andar!


Sem comentários: