domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carnaval Melga... - Sábado

É o que está no site!


No Sábado vamos percorrer o “Trilho entre mosteiros”, começando pelo Mosteiro de Ganfei.



Trata-se de um Mosteiro beneditino, construído no local onde existiu uma igreja românica destruída pelo árabe Almançor. Segundo parece trata-se do mesmo Almanzor que deu o nome ao pico em Gredos!

O nome provém de Almançor (Al-Mansur - em árabe significa "o vitorioso"), líder militar e religioso durante o Califado de Córdova. Almançor era um general e estadista na Espanha muçulmana durante o final do século X. Muhammad bin Abi Amir era o seu nome real: os mouros deram-lhe o cognome de "vitorioso" devido às vitórias que obteve durante a Reconquista contra os cristãos. Nas suas campanhas, Almançor passou diversas vezes pela zona montanhosa e diz-se que ficou cativado pela sua beleza.”

In “Wikipédia”


A reconstrução foi levada a cabo por um cavaleiro francês de nome Ganfried ou Ganfrei dando o nome ao mosteiro e à terra.



No cimo do monte iremos encontrar o Mosteiro de Sanfins que foi também um local estratégico de defesa contra os espanhóis, ainda conservando uns restos da muralha.


Mais acima encontramos a Ermida da Srª do Loreto.



Sabiam que a Srª do Loreto é a padroeira da aviação? Talvez soubessem, mas aposto que não sabem porquê.

A História:

O título Nossa Senhora de Loreto tem como referencial a casa de Nazaré, onde viveu a Santíssima Virgem. Por um misterioso prodígio esta casa atravessou oceanos até fixar-se na Itália, em um bosque de loureiros, próximo à vila de Recanati.

Uma explicação plausível seria a seguinte: a fim de poupar a Santa Casa de Nazaré de invasões, onde templos e monumentos eram violados e destruídos, o Senhor ordenou a seus anjos que a transportassem pelos ares à cidade de Tersatz, na Dalmácia, em 10 de maio de 1291 e daí para um bosque de loureiros, em Loreto, na Itália, em 10 de Dezembro de 1294.

Por causa dos constantes assaltos que sofriam os peregrinos, a Casa mudou-se para o alto de uma colina e, como aí houve discórdias entre os irmãos proprietários da terra, esta fixou-se, finalmente, no meio da estrada que liga Recanati ao litoral, onde permanece intacta até hoje, protegida por uma imensa igreja construída ao seu redor.

Buscando a verdade dos factos, autoridades governamentais, eclesiásticas e técnicas da época, nada constataram de fictício ao analisarem as fundações que permaneceram em Nazaré ou a própria casa em Tersatz, apoiada apenas em suas paredes, desafiando explicações técnicas e científicas.

O inexplicável fenómeno da fé, do milagre da "Casa Voadora", sensibilizou os profissionais aviadores que se identificaram com a missão cumprida pelos anjos que transportaram, pelos ares, tão preciosa carga, adoptando Nossa Senhora de Loreto como sua Protectora.

In “Últimas e derradeiras graças”




O regresso não vai ser a voar, mas pelo menos é a descer, com a parte final a percorrer a Ecopista “Rio Minho” que liga Valença a Monção aproveitando a antiga linha de caminho de ferro.


Como já alguém disse, a vida são dois dias e o Carnaval são três! Mas nos Domingueiros são quatro!!! (para quem pode...).

Toca a andar!


1 comentário:

Joao disse...

Olha o Almanzor!! Como é Carnaval, ele deve vir mascarado de sei lá .... Peneda?

Esperemos que se verifiquem as previsões de bom tempo, que as três caminhadas prometem!